quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto de Lei torna policiamento obrigatório em escolas publicas - está no blog do Temudo - visitem!



Projeto de Lei torna policiamento obrigatório em escolas publicas


De acordo com Projeto de lei que tramita na câmara federal a Guarda Municipal poderá fazer policiamento nas escolas públicas.

O Projeto de Lei (PL 2735/11), que é de autoria do deputado Dimas Fabiano (PP-MG), propõe a utilização da Guarda Municipal dentro da esfera do policiamento, promovendo a segurança de alunos, professores e demais servidores. Tal PL torna obrigatória a vigilância, pelos órgãos de segurança pública estaduais e distrital ou pelas guardas municipais, das escolas públicas de ensino infantil, Fundamental e Médio.

E como o próprio deputado justifica em seu projeto:”Mesmo fora das escolas, mas com graves reflexos no ambiente escolar, no entorno delas é possível encontrar pontos de drogas e traficantes, briga de gangues, assaltos, agressões; tudo redundando em imenso prejuízo para cada vítima e para a sociedade como um todo.” Ou seja a vigilância das escolas devem transcender seus murros, podendo a chegar a envolver toda a comunidade.

o Projeto de Lei 2735/11 sugere ainda que as instituições de ensino devem requerer esse serviço de vigilância aos órgãos de segurança publicas estaduais e distrital ou a Guarda Municipal.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Caros amigos, é preciso rediscutir, dentro dessa temática da segurança nas escolas, o vídeo-monitoramento feito por empresas privadas, que serve, entre outras coisas, para minar a imagem da Guarda Municipal, que fica em segundo plano, ou até mesmo em nenhum plano.

Enquanto o vídeo-monitoramento, feito por empresas privadas em algumas cidades, tiram o guarda municipal das escolas, tal PL o leva de volta e agora não somente com atribuições patrimoniais, mas com responsabilidades sublimes, não desmerecendo a preservação do patrimônio público, mas a preservação vida vem em primeiro lugar.

Enfim, caros amigos, considero tal projeto de lei algo relevante para a valorização dos serviços da Guarda Municipal, uma classe vitimas de tantos preconceitos, por simplesmente querer contribuir por uma sociedade melhor.

P.S. se quiser acompanhar a tramitação do PL 2735/11 clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário