domingo, 25 de setembro de 2011

LÍNGUA PORTUGUESA EM FOCO

LÍNGUA PORTUGUESA EM FOCO
No Brasil, a palavra "Brasil" já foi escrita "Brazil", com "z"
Grafia estrangeira do nome do país não é arbitrária, como se imagina
Para muita gente parece arbitrariedade estrangeira o fato de a palavra "Brasil" ser escrita com z em inglês. Não é. Trata-se de uma guerra etimológica.
(...) a diferença gráfica entre o termo "Brasil" em português e a palavra que nos designa em inglês é menor do que o patriotismo costuma fazê-lo.
A etimologia, afinal, é uma ciência. Jamais deveria servir a fins ideológicos.
Tradição com s
A grafia de "Brasil" com s é bem antiga. Há registros desde o século 16, nos textos de Gil Vicente e na forma latinada "Brasilia". Porém, desde 1871, as moedas brasileiras deixaram de apresentar inscrições em latim, e mostram a grafia "Brazil", que foi adotada pela República (...).
O z da República
Em 1900, porém, as moedas de prata passaram a adotar a grafia com s (nos selos desde 1889), mas as de bronze usam z até 1912. Em 1913 há oscilações entre z e s também nas moedas de prata. No intervalo de 1914 a 1918, no governo de Venceslau Brás, não há emissão de moedas (só as de ouro, que persistem até 1922 usando o molde com z desde 1889). A partir de 1918, com o curto mandato de Delfim Moreira e com Epitácio Pessoa, solidifica-se a grafia s nas moedas mais correntes. Os selos mudam oficialmente para s em 1920.


(VIARO, Eduardo Mário. Pronúncia imprevisível. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, nº 70, pp. 36-37, ago. 2011).
Fonte: www.linguaportuguesainfoco.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário